Golos Truda

Golos Truda
Голос Труда
Golos Truda
Cabeçalho da primeira edição russa, publicada a 11 de Agosto de 1917
Periodicidade Mensual/semanal/diária
Sede Nova Iorque (1911-1917), Petrogrado (1917-1918), Moscovo (1918), nenhuma (1918-1929)
País Estados Unidos, República Russa, República Socialista Federativa Soviética da Rússia, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Orientação política Anarquismo, anarcossindicalismo
Idioma Russo
Publicações irmãs A jangada

Golos Truda (em russo: Голос Труда, em português: A voz do labor) foi um jornal anarquista russo.[1] Foi fundado por exiliados russos em Nova Iorque em 1911 e mudou-se para Petrogrado durante a Revolução Russa de 1917, quando os editores aproveitaram a amnistia geral e o direto de retorno para os dissidentes políticos e demais perseguidos pelo regime czarista. Ali, o jornal integrou-se no movimento operário anarquista local, advogando a necessidade duma revolução social por epara os trabalhadores e opôs-se a vários outros movimentos esquerdistas.

A toma do poder pelos bolcheviques marcou o começo da decadência do jornal. O novo governo tomou medidas cada vez mais repressivas em relação à literatura dissidente e, em geral, contra qualquer manifestação do anarquismo. Após alguns anos de publicação clandestina, os editores do Golos Truda foram finalmente expungidos pelo regime estalinista em 1929.

  1. «IISH - Archives». www.iisg.nl. Consultado em 1 de maio de 2018 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search